Plano de saúde é um assunto sério. Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher uma no meio de tantas outras pode ser um processo desafiador para a maioria das pessoas.
Na hora de contratar, é preciso ter certeza de todos os detalhes que envolvem o processo de contratação. Afinal, essa proteção está diretamente ligada à sua saúde e bem-estar.
O trabalho da Kefi é viabilizar os caminhos que asseguram a tranquilidade nos momentos que você mais precisar. Por isso, neste artigo, nós te contamos algumas dicas sobre o que é preciso fazer para escolher o melhor plano de saúde.
Continue a sua leitura e saiba o que é preciso fazer!
As dicas Kefi para você fazer a melhor escolha em planos de saúde
1. Comece entendendo o que você quer em um plano de saúde
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas e empresas procuram contratar um plano de saúde simplesmente pela proteção, sem considerar muito o que realmente é importante para elas.
É claro que a demanda da proteção é relevante – afinal, ninguém pode depender somente do sistema público de saúde. Porém, o primeiro passo para contratar um plano de saúde é ter em mente uma visão mais objetiva diante de tantas opções, como a faixa de preço ou a região em que ele espera ser atendido.
Isso tudo facilita a pesquisa e já ajuda a eliminar aquelas alternativas que realmente não fazem sentido para a sua realidade.
2. Avalie as reais necessidades de quem utilizará os serviços do plano de saúde
Ao escolher e contratar um plano de saúde, vale a pena identificar quais são as reais necessidades de quem irá utilizá-lo. Isso porque nem sempre os serviços oferecidos naquele plano são realmente necessários para quem o contrata.
É claro que é excelente ter um serviço extra para levar ainda mais conforto para a sua vida, mas reflita quantas vezes os beneficiários do plano irão utilizar determinados serviços e entenda se realmente isso ainda deixa o plano com um bom custo-benefício.
Para empresas, é interessante conhecer o perfil socioeconômico dos colaboradores e, assim, deixar o plano muito mais útil, adequando-o às necessidades das pessoas.
3. Entenda qual modalidade de plano de saúde é a mais adequada para o seu caso
Existem diferentes maneiras de contratar um plano de saúde e cada uma apresenta suas particularidades. É preciso, portanto, estar atento antes de fazer esse investimento para entender se as condições fazem sentido para a sua realidade. A principal é em quem pode adquirir o plano.
Nos convênios empresariais, é preciso ter um CNPJ e contrato com pelo menos duas ou três pessoas. Neste caso, as empresas são as responsáveis por fazer toda a negociação e pagamento com a operadora.
É importante ressaltar que as características dos planos empresariais podem mudar de acordo com o número de vidas contratadas pela empresa, como benefícios extras sem aumento de custo ou períodos diferenciados de carência.
Outro tipo de convênio é aquele realizado por meio de contratação coletiva por adesão. Aqui, não é preciso ter um CNPJ, mas ser filiado(a) a uma entidade de classe da sua profissão. A negociação e o gerenciamento do plano de saúde é realizado pela própria entidade, por isso, a mensalidade do plano é paga diretamente a ela.
4. Conheça o histórico da operadora do plano e a reputação do seu serviço
As operadoras de plano e saúde atuam, desde o ano 2000, sob regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, desde então, o setor é fortemente estimulado a oferecer serviços de qualidade para as pessoas.
Porém, é natural que algumas empresas ofereçam serviços com padrões diferentes para os consumidores. Por isso, vale a pena conhecer aquelas que são consideradas as melhores.
Se você não quer ter dúvidas em relação às operadoras, a ANS oferece um serviço para o consumidor consultar o IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – que mostra o desempenho da operadora. Aquelas que têm notas mais próximas de um são consideradas as melhores. Clique aqui e acesse.
Com a Kefi, você pode contar com um serviço completo de consultoria em planos de saúde que trabalha apenas com as melhores operadoras do país, viabilizando, assim, uma excelente experiência em saúde para você!
É uma consultoria completa mesmo: nossos consultores te ajudam desde a escolha do plano mais adequado às suas necessidades até a fazer o melhor uso dos serviços contratados.
5. Avalie a abrangência, a rede credenciada e os serviços médicos oferecidos
A abrangência de um plano de saúde e a sua rede credenciada são outros fatores de muita importância. Vamos entender?
A abrangência diz respeito à área geográfica – nacional, estadual, grupo de estados, municipal ou grupo de municípios. Já a rede credenciada são aquelas clínicas, consultórios, laboratórios, profissionais e hospitais nos quais o beneficiário pode ter atendimento.
Por isso, se você já conhece algum hospital ou clínica e gostaria de ser atendido nesses locais, não deixe de verificar se eles fazem parte da rede credenciada do plano a ser contratado.
Já os serviços médicos são todos aqueles procedimentos cobertos ou não pela sua apólice de saúde. A ANS oferece o rol de procedimentos básicos que deve estar presente em todos os planos, mas é comum as operadoras oferecerem itens extras nos seus planos (o que também acaba impactando diretamente na mensalidade).
É importante dar atenção especial a esses itens, principalmente porque eles são determinantes para saber onde poderá ou não ter atendimento médico, trazendo mais segurança para quem o contrata.
6. Sinistralidade e break even: saiba como será o reajuste do seu plano
Os contratos de planos de saúde são reajustados uma vez ao ano, com regras claras definidas pela ANS. O cálculo é feito a partir da inflação dos itens médicos e do índice de sinistralidade.
No momento do contrato, é realizada uma meta de sinistralidade – chamado de break even. Ela é definida a partir da relação entre as despesas com a utilização dos serviços médicos e o valor que a operadora de saúde recebeu – ou seja, o custo que a operadora teve com um grupo de pessoas, como os colaboradores de uma empresa.
Quando o índice de sinistralidade aumenta, naturalmente, aumenta também o valor dos contratos do próximo ano para a conta fechar nos planos empresariais e por adesão.
Também é importante considerar o reajuste das faixas etárias, afinal, quanto mais envelhecemos, mais precisamos de cuidados de saúde. Portanto, sempre que o beneficiário faz aniversário e passa para uma outra faixa etária, o plano sofre reajuste.
7. A carência: tenha em mente quando começar a usar os benefícios do plano
O período de carência do plano de saúde se refere ao tempo que as pessoas devem esperar para começar a usufruir dos benefícios do plano de saúde em determinados procedimentos médicos e/ou outras coberturas.
Esse período é normatizado pela ANS, que limita aos prazos máximos de:
- 24 horas para urgências e emergências;
- 300 dias para partos, excluindo-se partos prematuros ou decorrentes de complicações;
- 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias.
Além disso, a Cobertura Parcial Temporária (CPT) costuma ser aplicada no caso de existência de uma doença ou lesão preexistente. Neste caso, o prazo máximo é de 24 meses a partir da adesão contratual.
Checar todos os itens acima é importante para entender ainda melhor as condições de contratação. E, se você precisar de ajuda, ao contratar seu plano de saúde com a Kefi, os nossos consultores podem te ajudar a entender todos os detalhes!
Vale a pena entender: planos de saúde empresariais a partir de 30 vidas seguradas não costumam cumprir carência nem CPT. Para planos empresariais com menos vidas seguradas, as operadoras têm o direito de aplicar carência e não tem nenhuma obrigação em reduzi-las, muito menos, isentá-las.
8. Defina como a sua empresa irá cuidar dos processos dos planos de saúde
Implementar e acompanhar a utilização dos benefícios dos planos de saúde empresariais são etapas importantes para assegurar a satisfação dos colaboradores e a sustentabilidade do benefício.
Isso requer uma abordagem bastante detalhada e adaptável às necessidades dos colaboradores, focando sempre no bem-estar e na adaptação às necessidades das pessoas.
A Kefi conta com uma consultoria especializada para auxiliar a sua empresa e o seu time de RH nesses processos, acompanhando as estatísticas, implementando diretrizes de boas práticas de utilização, acompanhando as solicitações dos colaboradores em tempo real e zelando pelo bom relacionamento da empresa com a operadora de saúde.
9. Entenda como é a portabilidade do seu plano
Portabilidade nada mais é do que contratar um novo plano de saúde em substituição ao atual sem precisar cumprir novos requisitos de carência ou CPT. Esse é um direito garantido pela ANS a todos os beneficiários, desde que ele tenha permanecido por um período mínimo no plano.
A Kefi é uma corretora de planos de saúde especializada no seu bem-estar. Por isso, a gente conta com um time de especialistas que apoia você e a sua empresa em toda a jornada de contratação e utilização dos planos.
E você pode contar com os nossos serviços para contratar, trocar e gerenciar os planos de saúde da sua empresa. É muito mais conforto, praticidade e segurança para a sua empresa cuidar da saúde dos seus colaboradores!
10. Conheça o histórico da sua corretora de planos de saúde
Uma corretora de planos de saúde é muito importante na hora fazer um novo contrato deste tipo. Isso porque, elas possuem profissionais extremamente capacitados para auxiliar cada pessoa a encontrar o plano que mais se adequa às suas necessidades.
É papel do corretor simplificar o entendimento de um produto tão complexo e acompanhar todo o processo de compra e pós-compras, auxiliando com todas as dúvidas e informações que surgirem ao longo do caminho. E tudo isso deve acontecer com uma infraestrutura de backoffice que fundamente a qualidade do trabalho.
Porém, antes de contratar os serviços de planos de saúde por meio de uma corretora, é importante fazer uma boa análise, já que muitas delas oferecem serviços superficiais e não ajudam a sua empresa a fazer o melhor uso dos benefícios.
Por isso, verifique o histórico da corretora, converse com outras empresas e pessoas que já utilizaram os seus serviços e entenda se tudo o que ela oferece faz sentido para os desafios que você busca solucionar.
E a melhor dica: não contrate um plano por persistência do corretor. Afinal, não são todos os profissionais que buscam a combinação ideal entre custo-benefício e as necessidades da sua empresa.
A Kefi é a corretora segura, confiável e completa que o seu negócio precisa ao contratar planos de saúde.
O trabalho da Kefi é levar a você, todos os dias, uma proteção completa e de acordo com as suas necessidades. Nossos especialistas em planos de saúde e planos odontológicos não medem esforços para viabilizar a você, sua família ou sua empresa o melhor cuidado com a saúde.
Por isso, é preciso dizer: a sua busca por uma corretora de saúde especializada e de qualidade pode terminar. Afinal, a Kefi tem uma equipe preocupada em ajudar você a contratar e gerir o plano mais adequado ao seu negócio.
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e contrate um plano de saúde ou odontológico com a nossa consultoria especializada em te ajudar a viver melhor!